Serviços

  • Concreto
    Análise e determinação de: Absorção de água; Esclerometria; Resistência à compressão axial; Resistência à tração por compressão diametral; Extração de corpo de prova; Módulo de elasticidade; Teor de ar incorporado em concreto fresco; Controle estatístico; Elaboração e validação de traço; Ensaio de abatimento pelo tronco cone e moldagem de corpo de prova cilíndrico; Resistência à tração na flexão em corpo de prova prismático;
  • Argamassa
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Resistência à compressão axial; - Resistência à tração na flexão em corpo de prova pristático; - Resistência à tração por compressão diametral; - Resistência à aderência à tração (Arrancamento); - Moldagem de corpo de prova cúbico; - Elaboração e validação de traço.
  • Agregados
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Absorção de água; - Granulometria por peneiramento; - Determinação da massa específica e unitária; - Determinação de pulverulento; - Determinação de impurezas orgânicas; - Determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis; - Determinação do Inchamento.
  • Blocos de Concreto e Cerâmico
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Compressão de blocos sem e com função estrutural; - Determinação de dimensional; - Determinação de absorção; - Retração por secagem; - Determinação de área líquida; - Moldagem de prisma oco e cheio; - Compressão de prisma oco e cheio.
  • Tijolo Solo-cimento
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Compressão axial; - Determinação de dimensional; - Determinação de Absorção.
  • Pisos Intertravados
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Compressão axial; - Determinação de dimensional; - Determinação de absorção.
  • Solo
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Proctor (PN, PI e PM); - Determinação da compactação “in situ”; - Determinação de CBR; - Determinação do limite de liquidez, plasticidade e de contração; - Granulometria por peneiramento e sedimentação; - Determinação do coeficiente de permeabilidade à carga constante e variável.
  • Cursos oferecidos na área
    Análise e determinação dos seguintes aspectos: - Tecnologia do concreto; - Alvenaria estrutural; - Artefatos de cimento.

Certificados

ISO 9001

O LEMAT possui certificação ISO 9001 a mais de 10 anos, para o seu Escopo de atuação:

- Serviços de ensaios laboratoriais em materiais para construção civil.

NBR 15.575 - Normas de Desempenho

O LEMAT está preparado e realizando análises e ensaios visando atender aos novos requisitos da NBR 15.575 - Normas de Desempenho.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Política da Qualidade

Realizar controles tecnológicos e treinamentos no setor da construção civil com qualidade, buscando satisfazer as necessidades de nossos clientes e atender suas expectativas, através da melhora contínua dos processos.

Sobre o Lemat

Laboratório de Ensaios de Materiais

O LEMAT é o Laboratório de Ensaios de Materiais da FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Ao atender as necessidades acadêmicas do curso de Engenharia Civil da FACENS, percebeu-se um enorme potencial comercial do laboratório, que há mais de 10 anos desenvolve serviços de controle tecnológico e treinamentos, atendendo renomadas construtoras, importantes indústrias e engenheiros, grandes “players” da construção civil de Sorocaba e região. O laboratório conta com uma ótima infraestrutura, profissionais qualificados e apoio permanente do corpo docente da FACENS.

Atualmente o LEMAT realiza diversos ensaios dos principais materiais utilizados na construção civil, tais como: concreto, argamassa, cimento, areia, brita, solo, blocos, tijolos e pavimentos. Posicionado no mercado, o LEMAT adotou uma política de preços competitivos, trabalhando um rigoroso fluxograma de prazos e incorporando confiabilidade como ponto de honra de seus serviços.