Equipe Omegabotz da Facens conquista as primeiras colocações em competições de robótica no país

Alunos

A equipe Omegabotz Facens, composta por 20 alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica da Facens tem se destacado em competições de robótica pelo Brasil. Após conquistar o lugar mais alto do pódio na primeira edição da Hockey Party, que aconteceu Campus Party Brasília em junho, a Omegabotz ficou em segundo lugar na categoria hockey e em primeiro lugar na categoria ArtBot, da 13ª edição do Winter Challenge, competição internacional de robôs organizada pela RoboCore.

Para conquistar o primeiro colocado na Hockey Party, a equipe teve que enfrentar equipes de grandes universidades, como a Troia (da universidade federal de lavras), atual campeã da categoria Hockey Pro, na Winter Challenge 13ª Edição e a ThundeRatz (da escola politécnica da USP). Os robôs são construídos em aço, com 6,8Kg e 45cmX45cm.

Para Lucas Ponsoni Maximo, aluno do curso de Engenharia Elétrica da Facens e capitão da equipe, o que vem ajudando nos resultados positivos da Omegabotz é o design e o trabalho em equipe. “Nós sempre buscamos fazer robôs que fogem do comum dentro das categorias, assim buscando novas estratégias de jogo. Além disso, temos contado com uma grande parceria da equipe Semear (da USP de São Carlos), com a qual temos nos unidos nas competições para troca de conhecimento. Também estamos começando a participar do maior número de categorias possível, pois nossos protótipos são muito competitivos e, assim, ganhamos cada vez mais visibilidade. O modelo de robô usado na categoria Hockey tem dois triângulos mais abertos, o que nos possibilita capturar o disco com mais facilidade e, consequentemente, marcar o ponto conta o adversário”.

A equipe Omegabotz ainda participou de outras sete categorias de combate durante os eventos: Sumô RC, Sumô Autônomo, Robô Trekking, Seguidores de Linha, ArtBot (primeiro colocado na categoria), Combate de 13kg e Combate de 450 gramas. A partir de agora os alunos vão modificar os robôs de combate para outras competições.

More news of the following category "Alunos"