Equipe StrongerTech Facens conquista 4º lugar no COCAR do IBRACON

Alunos

A StrongerTech, equipe composta por sete alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Química da Facens para criar novas tecnologias relacionadas a materiais de construção civil, ficou em 4º lugar no concurso COCAR (Concreto Colorido de Alta Resistência), promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). A conquista veio a partir da criação de um concreto colorido de alto desempenho, grande durabilidade, impermeabilidade e maior eficiência em suas propriedades mecânicas. Nesta edição, 28 instituições de Ensino Superior de todo o país participaram na competição.

“Esta é a primeira vez que participamos do concurso e o resultado nos motivou a melhorar ainda mais. Por isso, já estamos aperfeiçoando o projeto com pequenas mudanças em moldagem e até mesmo no tipo e tempo de cura”, afirma Luana Mendes, integrante do StrongerTech. 

O projeto apresentado pela equipe no COCAR atingiu alta resistência à compressão axial, teste mais utilizado para o controle de qualidade do concreto. “Nosso projeto tem como objetivo obter o menor número possível de espaços vazios, aplicando recursos de nanotecnologia, inclusive. Um dos materiais utilizados foi a nanosílica, responsável por auxiliar no processo de empacotamento”, explica Luana.

Segundo Guilherme Pederiva, aluno de Engenharia Civil e também integrante da equipe StrongerTech, o desenvolvimento do concreto colorido passou por várias fases de aprimoramento até alcançar bom resultado. “Tivemos que ser muito criativos, buscar várias referências e nos atentar a detalhes importantes, como por exemplo, as características do grão de areia utilizado na fabricação, o que pode influenciar radicalmente no produto final”.

Criado em 2014, o concurso técnico COCAR acontece anualmente durante as edições do Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). O objetivo da competição é testar a habilidade de estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil de todo o Brasil na construção de concretos coloridos de alta resistência. 

Parabéns, equipe!
#OrgulhoFacens


More news of the following category "Alunos"