Equipe V8 Racing da Facens fica entre as 15 melhores da etapa mundial da Fórmula SAE disputada nos Estados Unidos

Alunos

A equipe V8 Racing, composta por 14 alunos do curso de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da Facens, mais um Professor Coordenador responsável pela equipe, ficou em 15º lugar na etapa mundial da Fórmula SAE Combustão 2017, que aconteceu em Lincoln-EUA, de 20 a 24 de junho, e reuniu 80 equipes de oito países. “Essa foi a melhor colocação na etapa mundial em 12 anos que participamos da competição. Só ficamos atrás dos Estados Unidos, país que participou da disputa com mais de 50 equipes”, diz Fernando Moura, professor do curso de Engenharia Mecânica e coordenador da equipe.

O resultado foi conquistado após a equipe passar por quatro dias de competição, divididos em duas etapas. Na parte estática, aconteceu a inspeção técnica de segurança, a prova da tilt-table (mesa inclinadora para avaliar a estabilidade do carro em curvas rápidas), o teste de frenagem, em que o carro deve frear bruscamente e travar as quatro rodas, e o teste que avalia o nível de ruído do motor que não pode ultrapassar 110 decibéis. Já na etapa dinâmica o carro foi para a pista e as equipes disputaram uma bateria de provas com enduro de 22 quilômetros, skid pad (circuito em "oito" que mede a aceleração lateral), arrancada e autocross. Os vencedores foram definidos de acordo com o tempo de cada equipe e o menor tempo, onde o mais rápido obtêm a maior pontuação.

Os alunos da Facens competiram com estudantes de instituições conhecidas mundialmente, como a Honda Technical College Kansai, do Japão, a Concordia University, do Canadá e as norte-americanas Texas A & M University - College Station, California Polytechnic State Univ-SLO, Western Washington University e Virginia Commonwealth University. A partir de agora a equipe da Facens foca no projeto F17, um novo carro com mais  inovações e melhorias que irá participar do campeonato nacional da Fórmula SAE, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – Piracicaba - SP.

More news of the following category "Alunos"