Baixe o app da Facens no seu Android.

Baixe o app da Facens no seu iPhone.

Já vai embora?

Foi bom ter você por aqui!

Se quiser ficar por dentro das novidades que rolam por aqui, é só deixar seu e-mail abaixo que enviaremos sempre que tivermos uma notícia interessante.

Cadastrado com sucesso! Ocorreu um erro ao fazer o cadastro.

Caso não tenha encontrado o que precisa, ainda há esperança:

Facens promove Feira de Ideias no Jardim Iguatemi para ajudar a melhorar o bairro

Postado - 01/03/2018 10:00

Alunos

Neste sábado, 3 de março, quem for na área perto da pista de skate do Jardim Iguatemi (Rua Aristídes Carvalho), não verá nenhuma manobra radical. Em compensação, poderá conhecer as ideias e soluções que alunos dos cursos de engenharia, arquitetura e tecnologia da Facens têm para melhorar a qualidade de vida no bairro. A iniciativa, chamada de Feira de Ideias, é um desdobramento da Semana do Calouro e do Trote Solidário, que no início de fevereiro envolveu calouros e veteranos em ações sociais, como arrecadação e doação de alimentos e de resíduos eletrônicos, entre outras atividades que identificaram problemas do Jardim Iguatemi. 

Avaliamos as características da comunidade do Jardim Iguatemi e juntamente com os moradores listamos algumas demandas que, se executadas, beneficiariam o bairro. Traçamos um diagnóstico e já na primeira semana de aula desafiamos os alunos a proporem ideias, sugestões e soluções”, explica Karina Leonetti Lopes, professora e coordenadora de Projetos de Engenharia Civil e responsável pela ação. “São essas soluções que apresentaremos nesse sábado, para avaliação da comunidade”, completa Karina.

Entre as necessidades diagnosticadas e entre as soluções que serão apresentadas para melhorar a  iluminação no bairro está a adoção do Litro de Luz, tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED, criada pela organização social de mesmo nome e já aplicada em vários países. Outras ideias que passarão pela avaliação dos moradores do bairro são a criação de uma horta comunitária hidropônica para fornecer legumes e verduras de qualidade, e um aplicativo com informações sobre o comércio local, eventos e outros assuntos de interesse da comunidade.

Todas as sugestões dos alunos contaram com o suporte dos cinco centros de inovação da Facens: Smart Campus, LIS - Laboratório de Inovação Social, FACE - Facens Centro de Empreendedorismo, LIGA - Laboratório de Inovação, Games e Apps e LINCE Facens.

Neste sábado, os alunos apresentarão e defenderão suas propostas. As soluções escolhidas e aprovadas pela comunidade serão viabilizadas pelos próprios alunos e moradores, com o apoio da Facens.

Quanto aos 700 kg de alimentos arrecadados pelos alunos durante o trote solidário já foram doados para o Lar Casa Bela, de Sorocaba, e o lixo eletrônico coletado já foi enviado para as empresas Sinctronics e GREEN Eletron fazerem o descarte adequado e/ou reaproveitarem os resíduos dentro do conceito da Economia Circular.


Local: Parque Municipal Yves Ota – Bairro Jardim Iguatemi

Endereço: Rua Aristídes Carvalho

Quando: sábado, 3 de março

Horário: a partir das 9h

Aberto para a comunidade

More news of the following category "Alunos"