Baixe o app da Facens no seu Android.

Baixe o app da Facens no seu iPhone.

Já vai embora?

Foi bom ter você por aqui!

Se quiser ficar por dentro das novidades que rolam por aqui, é só deixar seu e-mail abaixo que enviaremos sempre que tivermos uma notícia interessante.

Cadastrado com sucesso! Ocorreu um erro ao fazer o cadastro.

Caso não tenha encontrado o que precisa, ainda há esperança:

Ex-alunas da Facens se destacam em seleções de mestrado

Postado - 02/03/2018 15:00

Ex-alunos

Vários ex-alunos da primeira turma do curso de Engenharia Química da Facens já começam a projetar uma carreira de sucesso. Entre eles a engenheira química Ana Amélia de Lurdes Coelho Rodrigues.

Antes mesmo de concluir a graduação, Ana Amélia já havia passado por uma experiência única e enriquecedora não só para seu currículo, mas em sua vivência pessoal: um ano de intercâmbio na Universidade de Lleida, na Espanha, como bolsista do programa Facens sem Fronteiras. “Fui para lá em 2016 e retornei à Facens em 2017, com uma bagagem ampla de conhecimentos. Foi uma das melhores experiências da minha vida!”, diz a ex-aluna.

Foi na universidade catalã que ela conseguiu dar prosseguimento a um projeto iniciado aqui mesmo na Facens, o trabalho “Degomagem de óleos vegetais por adsorção em açúcar" foi tema do seu TCC, desenvolvido parcialmente nas duas instituições. Agora o objetivo é dar continuidade ao estudo no mestrado que tem início em março, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para isso Ana Amélia participou de uma seleção que consistiu na realização de provas de conhecimentos específicos em Engenharia e em Inglês, ficando em terceiro lugar entre os 10 aprovados no curso de mestrado. E, graças a uma parceria da Faculdade, terá a possibilidade de encaminhar sua pesquisa de mestrado na Facens, usando os materiais e laboratórios disponíveis aqui.

“Para mim essa parceria é uma grande oportunidade de realizar o mestrado que eu almejava, sem precisar me deslocar muitas vezes para São Paulo, e assim conciliar trabalho e estudo. Esta é mais uma das inúmeras oportunidades que tive na Facens, pois já realizei toda a graduação e intercâmbio com bolsa integral pela Facens.”

Além de uma conquista pessoal, o trabalho que se dispõe a fazer consiste em uma técnica inovadora para o refino de óleo e, se bem sucedida, deverá representar um ganho de economia e qualidade no processo utilizado pela indústria de alimentos.

 

Destaque na Estadual do Paraná

Outra ex-aluna de Engenharia Química que acaba de conquistar com brilhantismo uma vaga no curso de mestrado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é Bárbara Barreti.

No processo seletivo da instituição paranaense, feito em três etapas, Bárbara ficou em terceiro lugar na classificação geral dos candidatos, mas obteve a melhor nota na prova de conhecimentos, ficando em primeiro lugar nesta fase seletiva.

Pelo fato de o processo seletivo desta Universidade ser diferente do usual, baseado principalmente no desempenho da prova e avaliação curricular, a ex-aluna da Facens não tem um projeto de mestrado já definido, mas pensa em atuar na área de fermentação. “Isso vai depender ainda de quem serão meus orientadores”, ela explica.

Para Bárbara, o que a ajudou a ter uma performance tão boa na prova seletiva desta conceituada Universidade Estadual foi a chance de, já na graduação feita na Facens, explorar a parte prática nos laboratórios disponíveis na Faculdade e também poder contar com o apoio dedicado dos professores. “Todo o conteúdo dado é pensado no aluno, na base de conhecimento necessária para nosso desempenho acadêmico. Também pude participar das várias maratonas propostas pela Facens, como a 1ª Maratona Química, quando minha equipe ficou entre os três primeiros, e a Maratona dos Carros Químicos. Além disso, aproveitei todas as visitas técnicas e fiz vários cursos de férias, como o de chocolate”, conta a ex-aluna.

O propósito de Bárbara agora é focar na área acadêmica. Para isso ela se vale ainda de sua atuação profissional atual, onde é responsável por treinamentos. E lembra que seu início na Facens só foi possível graças aos dois anos de Bolsa Social que ela conseguiu pela Faculdade.

More news of the following category "Ex-alunos"