Inspiração desde cedo

Ex-alunos

O engenheiro Rogério Ortega é formou-se em Engenharia Cilvil pela Facens em 1999 e atualmente é diretor técnico de uma empresa com atuação na área. Seu interesse pela profissão começou já na adolescência, quando passou a ter contato com projetos de Engenharia, que então ainda eram desenhados em papel vegetal.

Foi inspirado naqueles trabalhos complexos, mas projetados de forma totalmente artesanal e contando quase exclusivamente com o talento pessoal de cada profissional, que Rogério vislumbrou sua carreira. O antigo chefe também foi um espelho de valor a ser seguido. Hoje o ex-aluno da Facens se orgulha de cada passo dado. Saiba mais na entrevista a seguir.

 

Quando e como foi despertado o seu interesse pela Engenharia Civil?

Aos 13 anos trabalhei, por um ano, em uma empresa chamada Ligue Cópia, que tirava cópias heliográficas de projetos no papel vegetal desenhados a nanquim. E quem me inspirou a gostar desta área foi o arquiteto Fabio Marrey (in memoriam), o proprietário da Ligue Cópia.

 

Atualmente é o sr. que dirige uma empresa. Quais são os principais serviços prestados?

Sim, sou diretor técnico da empresa Grupo Ortega e nossas atividades envolvem a realização de projetos, consultorias, engenharia de fundações, gerenciamento e execução de obras industriais e comerciais.

 

E como começou sua trajetória profissional?

Em 2000, fui convidado para trabalhar na Reforsonda, empresa especializada em fundações. Esse trabalho me despertou o interesse pela área e me especializei em Geotecnia (Fundações), pela Unicamp. Em 2005, iniciei nas execuções de obras, com projetos em Sorocaba, Boituva e Região. Foi em 2007 que abri minha própria construtora e, cerca de dois anos depois, a empresa de fundações.

 

Como acredita que a Facens contribuiu para o sucesso desta trajetória?

A Facens contribuiu com a excelência no ensino e professores capacitados. Alguns deles tornaram-se meus amigos até hoje, a exemplo dos professores Milito, Marcos Vinícius, Andrea Braga e Fabio Usuda. 

 

Gostaria de destacar algum projeto no qual está envolvido atualmente?

No momento realizamos obras industriais, além da execução de sondagem SPT, estacas de reforço do tipo Mega e projetos de fundações. Nossos trabalhos de consultoria vão além de Sorocaba e região, estendendo-se para a Grande São Paulo e também para outros estados, como Rio de Janeiro, Paraná e Sergipe.

 

E qual conselho daria aos atuais alunos do curso de Engenharia Civil da Facens?

Aproveitem ao máximo o conteúdo do curso e, se possível, façam estágio ou trabalhem em sua área de estudo, pois será uma experiência muito enriquecedora!

More news of the following category "Ex-alunos"