Muito empenho até “chegar lá”

Ex-alunos

Diminuir a distância entre o sonho e a realização, em geral é uma tarefa árdua. Mas torna-se mais fácil quando se sabe exatamente aonde quer chegar. Um bom exemplo disso é o ex-aluno Igor Cavassana, que conquistou uma boa colocação no exterior como representante da empresa que o contratou quando ele ainda estava no primeiro ano do curso.

Hoje, além de ocupar posição de liderança em uma área estratégica da organização, Igor conta com todo o apoio necessário para cursar um MBA na Universidade de New Hampshire, na região de New England (EUA). Quer saber como ele chegou até aqui? Confira a entrevista.

 

Como foi sua trajetória profissional?

Aos 19 anos, já havia trabalhado por alguns anos como técnico de automação em uma empresa em Sorocaba, o que me deu uma boa base quando ingressei no curso de Engenharia Elétrica na Facens. E já no primeiro do ano do curso tive a alegria de ser aceito como técnico de laboratório de calibração na empresa FLIR Systems, multinacional reconhecida como líder mundial em termovisores.

Eu me formei em 2012 e, apesar da pouca experiência, a empresa investiu em mim e pude participar de treinamentos e visitar as subsidiárias e os distribuidores na Europa, nos EUA e na América Latina. Em 2014, já como gerente de Customer Service da subsidiária FLIR de Sorocaba, fui aprovado em uma seleção para a vaga de engenheiro de aplicação /suporte na área de Automação da subsidiária de Nashua, em New Hampshire.

 

A quais projetos está dedicado atualmente?

Trabalho no escritório onde são executadas as vendas, operações, serviços e a logística dos segmentos de termovisores, instrumentos industriais e instrumentos de navegação da FLIR Systems nos EUA. Neste momento, sou o único funcionário de meu departamento e estou subordinado ao VP de Business Development em nossa planta em Taby, Suécia. É uma grande responsabilidade, pois disponibilizo o suporte para o pré e pós-venda para aplicações de automação de processos que utilizarão os termovisores aqui fabricados.

 

Qual o seu objetivo profissional?

Desejo estar ainda mais próximo da equipe de gerenciamento global, o que irá proporcionar ainda mais visibilidade para o meu trabalho. Como parte deste objetivo, estou trabalhando no meu desenvolvimento profissional para estar apto a ocupar, no futuro, posição mais estratégica no grupo.

 

Como avalia esta experiência?

Minha esposa e eu estamos muito contentes! É como costumamos dizer: “temos uma vida muita boa aqui”. Ela não precisa trabalhar e, mesmo assim, levamos a vida com conforto e sem grandes preocupações. Trata-se de um divisor de águas em minha carreira, pois acredito que muitas portas se abrirão, até mesmo no Brasil, assim que eu concluir o mestrado, em 2018.

 

O que é preciso para se destacar profissionalmente?

Os valores pessoais do profissional devem estar alinhados aos valores da empresa e de sua equipe de gerenciamento, um detalhe que pode ser imprescindível para o seu sucesso em qualquer área. O conhecimento do inglês também é essencial.

Outras notícias da categoria "Ex-alunos"