Baixe o app da Facens no seu Android.

Baixe o app da Facens no seu iPhone.

Já vai embora?

Foi bom ter você por aqui!

Se quiser ficar por dentro das novidades que rolam por aqui, é só deixar seu e-mail abaixo que enviaremos sempre que tivermos uma notícia interessante.

Cadastrado com sucesso! Ocorreu um erro ao fazer o cadastro.

Caso não tenha encontrado o que precisa, ainda há esperança:

Fab Lab da Facens imprime fotos em 3D da exposição Olhar Sensível e viabiliza uma experiência tátil para pessoas com deficiência visual

Postado - 01/03/2018 12:00

Fab Lab Facens

Começa neste sábado, 03 de março, e vai até 28 de abril, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), a exposição Olhar Sensível, composta por imagens capturadas por pessoas com algum grau de deficiência visual e impressas em 3D, de modo a que outros deficientes também possam se emocionar com os flagrantes. Premiada na VIII Edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, um dos prêmios mais importantes da museologia de toda a América Latina, a exposição contou com o apoio do Fab Lab da Facens, que imprimiu todas as fotos com a tecnologia necessária para uma experiência tátil por toda a exposição, já que também o cartaz, os textos do curador responsável, Fábio Magalhães, e a ficha técnica das fotografias estão impressas em fonte para baixa visão e em braile.

A participação da Facens na exposição começou no ano passado, quando Teco Barbero, jornalista, fotógrafo, professor de fotografia e colaborador da equipe de marketing da faculdade foi convidado pelo MACS para dar aulas para um grupo de pessoas com diferentes graus de deficiência visual. “Foi a primeira vez que ministrei um curso com tamanha responsabilidade, de sensibilizar outras pessoas com deficiência”, explica Teco, que nasceu com apenas 0,5% de visão. Segundo ele, “eram 13 alunos, com idades entre 20 e 53 anos, totalmente cegos ou com baixa visão e nenhuma experiência anterior em fotografia”. Primeiramente, eles passaram por um processo de sensibilização fotográfica de conteúdo teórico e prático, e depois partiram para a produção de fotos de objetos, paisagens e retratos, sob orientação de Teco Barbero e coordenação da artista Silvana Sarti.  Ao final do curso, as fotos foram selecionadas pela curadoria do MACS e por Teco Barbero e encaminhadas para o Fab Lab da Facens para impressão.

A impressão foi feita em placas de plástico e os objetos das fotos foram projetados com 1cm de altura aproximadamente. As imagens passaram por um processo de relevo e textura, que possibilitam a uma pessoa com baixa visão, cega ou vendada distinguir as imagens pelo tato”, explica Siron Pereira, coordenador do Fab Lab da Facens. 

Além das impressões em 3D, a exposição Olhar Sensível conta com fotos impressas em papel museológico e um catálogo em braile e imagens em relevo. O público em geral também pode vivenciar a experiência, por meio de uma venda nos olhos e com o acompanhamento de mediadores treinados.

Segundo Cristina Delanhesi, presidente do MACS, o foco do projeto extrapola a exposição. “Concentramos os esforços na construção de uma experiência tátil para pessoas com deficiência visual, de forma que se incluam como peça integrante das ações do museu”, destaca.

Compõem a mostra as imagens produzidas por Carla Aparecida Lima, Carla Cristina Luna da Silva, Edwilson Akira Nagatomo, Giovanna Garcia Guerreiro, Iara Cordeiro, Iraci Aparecida Gomes, Ivone Aparecida Almeida, Jean Carlos da Silva Lima, Luis Carlos Domingues, Luiz Carlos Queirós Junior, Marcia dos Santos Lelis, Márcio José de Lima e Priscila Lopes de Castro.


Quando: de 3 de março a 28 de abril – de terça a sexta, das 10h às 17h e aos sábados e feriados, das 10h às 15h

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

Endereço: Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba

Entrada: gratuita

Mais informações e agendamento de grupos de deficientes e alunos de escolas estaduais, municipais e particulares: (15) 3233-1692 / macs@macs.org.br ou  www.macs.org.br

More news of the following category "Fab Lab Facens"