Baixe o app da Facens no seu Android.

Baixe o app da Facens no seu iPhone.

Já vai embora?

Foi bom ter você por aqui!

Se quiser ficar por dentro das novidades que rolam por aqui, é só deixar seu e-mail abaixo que enviaremos sempre que tivermos uma notícia interessante.

Cadastrado com sucesso! Ocorreu um erro ao fazer o cadastro.

Caso não tenha encontrado o que precisa, ainda há esperança:

V8 Racing Facens mantém-se no topo da Formula SAE Internacional

Postado - 18/05/2018 14:00

Institucional

A equipe V8 Racing da Facens, composta por 12 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, da Computação, Elétrica e Mecatrônica, conquistou o 1º lugar entre as equipes da América Latina na Fórmula SAE, competição que aconteceu em Michigan, nos Estados Unidos, de 9 a 12 de maio.

Nesta edição, a equipe correu com o F17B, versão que recebeu melhorias em relação ao carro que já havia garantido o troféu de campeão na etapa brasileira, disputada em dezembro de 2017. “A permanência no topo da lista da Fórmula SAE não é uma tarefa fácil. Concorremos com muitas universidades que são reconhecidas mundialmente como grandes polos de desenvolvimento tecnológico e de engenharia motorsport. Grande parte do que conseguimos até aqui se deve ao trabalho da equipe e ao comprometimento dos envolvidos, que buscam sempre por melhorias no carro”, diz Fernando Moura, professor orientador  da equipe V8 Racing. 

O resultado foi conquistado após a equipe passar por quatro dias de competição, divididos em duas etapas: a estática, quando acontece a inspeção técnica de segurança, a prova da tilt-table (mesa inclinadora para avaliar a estabilidade do carro em curvas rápidas), o teste de frenagem, em que o carro deve frear bruscamente e travar as quatro rodas, e o teste que avalia o nível de ruído do motor que não pode ultrapassar 110 decibéis. E também a etapa dinâmica, em que o carro foi para a pista e as equipes disputaram uma bateria de provas com enduro de 22 quilômetros, skid pad (circuito em "oito" que mede a aceleração lateral), arrancada e autocross. 

Segundo o professor, o destaque da competição foi o desempenho da equipe na prova dinâmica. “Nossa colocação na prova de enduro, que é a principal da competição e a que tem mais peso na pontuação final, foi muito boa. Ficamos entre os 12 melhores carros do mundo”. 

A equipe continua buscando melhorias no veículo de competição e já começa a se preparar para a prova nacional, que acontecerá em novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – Piracicaba - SP.

More news of the following category "Institucional"