Baixe o app da Facens no seu Android.

Baixe o app da Facens no seu iPhone.

Já vai embora?

Foi bom ter você por aqui!

Se quiser ficar por dentro das novidades que rolam por aqui, é só deixar seu e-mail abaixo que enviaremos sempre que tivermos uma notícia interessante.

Cadastrado com sucesso! Ocorreu um erro ao fazer o cadastro.

Caso não tenha encontrado o que precisa, ainda há esperança:

Smart Campus Facens ganha 2º prêmio internacional

Postado - 12/04/2018 19:00

Smart Campus Facens

Em 2016, o campus inteligente da Facens conquistou dois prêmios nacionais: o Top Educacional, da ABMES e o Automação, da GS1. Em 2017, a equipe da Facens voltou de Londres com o Smart Cities UK Awards na bagagem, e agora, em 11/4 foi o IDTechEx Europa, realizado em Berlim, que reconheceu o Smart Campus da Faculdade de Engenharia de Sorocaba como o projeto mais inovador na categoria de IoT

O Smart Campus Facens acaba de ganhar o prêmio IDTechEx Europa 2018 na categoria “Melhor Desenvolvimento de Tecnologia IoT”. A premiação aconteceu ontem, 11/4, em cerimônia realizada durante o IDTechEx Show, em Berlim – Alemanha, e reconhece o campus da faculdade como um laboratório vivo de cidades inteligentes e de IoT (Internet das Coisas), que busca solucionar problemas reais conectando a comunidade acadêmica, mercado e sociedade por meio de soluções que tornam as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis.

Este é o segundo prêmio internacional do Smart Campus Facens. Ano passado, ganhamos o Smart Cities UK Awards”, diz a professora Regiane Relva Romano, coordenadora do Smart Campus da Facens, orgulhosa pelo trabalho que começou há apenas três anos e já está sendo reconhecido por especialistas e estudiosos do tema cidades inteligentes, tanto no Brasil como na Alemanha, China, Estados Unidos, e cidades como  Amsterdam, na Holanda,  Dubai, nos Emirados Árabes,  Barcelona e Lleida, na Espanha, Coventry, no Reino Unido, e Aveiro, em Portugal, entre outros. “Estamos eufóricos com a conquista do prêmio IDTechEx Europa 2018, pois concorremos com empresas e universidades do mundo inteiro. É um reconhecimento importantíssimo para a Facens, que ganha visibilidade internacional e valoriza ainda mais todo o seu corpo docente, discente, funcional e diretivo”, comemora a professora.

O entusiasmo se justifica e a comemoração tem tudo para ir muito além dos muros da Facens. Afinal, lembra Regiane, por enquanto as soluções estão em funcionamento apenas no campus, mas a ideia é que, em um segundo momento, sejam levadas para as cidades e permitam aos prefeitos, por exemplo, acessarem informações e se anteciparem na solução dos problemas.

A coordenadora do Smart Campus da Facens  explica que isso é possível porque as soluções criadas pelos alunos,  professores e parceiros -  e que podem ser replicadas para outras áreas urbanas –, estão centralizadas no Smart Control, que integra e gerencia os dados coletados dentro do campus, por meio de sensores e dentro do conceito de IoT. Esses sensores captam dados dos diversos eixos que suportam o Smart Campus, tais como  consumo de água, geração de energia fotovoltaica, qualidade do ar,  tráfego, vagas de estacionamento, câmeras de segurança,  estação meteorológica, coleta seletiva de lixo, etc., e, a partir do cruzamento e análise, ajudam a detectar eventuais futuros problemas como, por exemplo, um aumento no valor da conta de água, causado por algum vazamento, ou  área que precise de  reforço  na iluminação. “Enfim, tudo está sendo usado e testado na Facens, mas pode ser estendido para o contexto urbano, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, aplicando na prática os conceitos de IoT e mantendo o foco no desenvolvimento de cidades mais humanas, sustentáveis e inteligentes”, afirma Regiane.

Sobre a IDTechEx – Desde 1999, a IDTechEx guia decisões estratégicas de negócios por meio de suas pesquisas e eventos, e ajuda a definir novas tecnologias. Os eventos da IDTechEx oferecem um olhar analítico e comercial, levando em conta as exigências do mercado, as tecnologias competitivas e os roadmaps de desenvolvimento. Os visitantes são apresentados à uma grande variedade de tecnologias, mas o foco principal está sempre nas necessidades do usuário final e nas estratégias de comercialização. O IDTechEx Awards é promovido e entregue aos premiados durante o IDTechEx Show.

More news of the following category "Smart Campus Facens"