Como participar

Existem diversas formas para o aluno Facens participar do Smart Campus, saiba mais sobre cada modalidade de participação abaixo:

PROGRAMA TREINANDOS

A modalidade de participação do aluno Facens como Treinando é realizada ao longo do ano conforme abertura de vagas de projetos em andamento. O Treinando possui funções de gestão de projetos e de atividades técnicas de um projeto em andamento, tendo como líder um outro aluno Facens e/ou um Coordenador de Eixo e/ou Professor Facens.

A dedicação deve ser presencial, com carga horária estimada de 4h/dia. No entanto, caso o estudante queira participar, mas tenha restrição de horários, estudamos outros horários.

O aluno Treinando recebe como benefícios além da capacitação e experiência de projetos:

Mentorias em Gestão de Projetos
30h em Atividades Complementares, a cada três meses de dedicação.
Carta de Recomendação para os alunos que se destacarem.

Para participar fique atento às divulgações de vagas nas mídias da Facens!

PROPOSIÇÃO DE PROJETOS

Tem uma ideia inovadora ou via uma tecnologia existente inovadora que possa ser aplicada ao campus ou em uma cidade inteligente? Então, procure o Smart Campus FACENS!
O Smart Campus Facens possibilita que os alunos liderem projetos de autoria própria, sendo necessária a apresentação de seu projeto para um Comitê Avaliador, que analisará a iniciativa sob algumas diretrizes compostas por:

  • Relação do Tema com o Conceito de Cidades Inteligentes; 
  • Viabilidade de Desenvolvimento;
  • Inovação e outras.

A apresentação do projeto ao Comitê Avaliador seguirá o formato de “pitch”, sendo que o Smart Campus Facens fornecerá o template de apresentação a ser utilizado.

Ao interessar-se pela liderança do projeto o aluno pode optar por fazer a requisição de horário para apresentação ao Comitê Avaliador diretamente ou inscrever-se no curso “Empreender e Inovar Smart Campus Facens”, realizado em parceria com o FACE (FACENS Centro de Empreendedorismo),o qual capacitará o aluno na definição de seu projeto (problema a ser solucionado, proposta de valor, elaboração de canvas e demais ferramentas para o desenvolvimento e defesa de projetos). O curso é oferecido conforme demanda e ao final do mesmo é agendada a apresentação em formato “pitch” para o Comitê de Avaliador de Projetos do Smart Campus Facens. 
Havendo
interesse em participar do curso enviar um e-mail com solicitação para empreendedorismo@facens.br

Uma vez aprovado o desenvolvimento do projeto, o líder/equipe terá prazo de seis meses para entregá-lo, recebendo em contrapartida, 30h em Atividades Complementares.

No caso de sucesso do seu projeto, pós prototipação, o aluno será encaminhado ao FACE (FACENS Centro de Empreendedorismo) para que recebam orientações e mentoria para colocação de seu produto no mercado.

Importante: para apresentação de seu projeto ao Comitê Avaliador não é obrigatória a participação no Curso Empreender e Inovar, no entanto, o curso poderá capacitá-lo e prepará-lo para que sua apresentação seja de alto impacto e excelência.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O processo de Iniciação Científica é regulamentado pela coordenação acadêmica da faculdade, com abertura de edital anual.

A iniciação científica vinculada ao Smart Campus Facens seguirá o processo normal do edital, no entanto na abertura do mesmo, serão disponibilizados temas de possíveis projetos com base no interesse e disponibilidade de compartilhamento de dados da faculdade.

O Smart Campus Facens contribui com as iniciações científicas para o detalhamento do espoco de projeto para real aplicação do mesmo pela faculdade, na obtenção de dados, espaço e elaboração do protótipo e na resolução de possíveis dificuldades durante o andamento do trabalho, de forma que durante o período da pesquisa acadêmica o aluno tenha o suporte necessário diminuindo as desistências de pesquisas por falta de fonte de dados.

As Iniciações Científicas da Facens possuem cronograma anual, com necessidade de exposição de protótipo durante a Tecno Facens, apresentação do artigo científico em congressos e possibilidade de bolsas.

Caso o aluno tenha interesse, também poderá participar do curso "Empreender e Inovar" do FACE (FACENS Centro de Empreendedorismo) para idealização de seu projeto de pesquisa. 

TCC

Aos alunos do quinto ano de engenharia é recomendada a participação no programa através da elaboração do trabalho de conclusão de curso com tema relacionado ao Smart Campus Facens, utilizando o campus como laboratório de prototipagens do tema de estudo.

Anualmente o Smart Campus Facens encaminha à Coordenação Acadêmica alguns temas de projetos relacionado a Cidades Inteligentes com base no interesse e disponibilidade de compartilhamento de dados da faculdade. Esta lista é apresentada aos alunos por meio da disciplina de TCC.

O aluno poderá escolher um destes temas ou inscrever um novo tema de seu interesse e contatar o Smart Campus para detalhamento do espoco de projeto para real aplicação do mesmo pela faculdade, obtenção de dados, espaço e elaboração do protótipo e resolução de possíveis dificuldades durante o andamento do trabalho.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso possuem cronograma anual, com necessidade de exposição de protótipo durante a TecnoFacens. São utilizados como base de aprovação do graduando da engenharia e podem ganhar visibilidade no mercado para multiplicação do projeto em ambiente comercial. 

Caso o aluno tenha interesse, também poderá participar do curso "Empreender e Inovar" do FACE (FACENS Centro de Empreendedorismo) para idealização de seu projeto de pesquisa. 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

A Facens realizará durante o ano letivo diversos eventos que estimulem a participação no Smart Campus Facens. Fique ligado!


Sua participação é muito bem-vinda!