A Facens

Nossas Conquistas
e Prêmios

O que já conquistamos até aqui?

Prêmio Green Gown Awards 2021

Saiba Mais

O LIS ganha pelo segundo ano consecutivo a premiação International Green Gown Award. Ano passado, o LIS celebrou a conquista da ECOGINC que foi reconhecida vencedora na categoria Engajamento Estudantil. Esse ano, o LIS comemora o reconhecimento de melhor prática em IES de pequeno porte na categoria Beneficiando a Sociedade.

O LIS tem a missão de gerar oportunidades para o florescimento de profissionais mais humanos. Temos o objetivo de formar a próxima geração de líderes que vão propor soluções para os novos desafios do século XXI, mas que também questionarão com coragem os problemas que foram normalizamos: fome, desigualdade e crise climática.

Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens - MCTI 2021

Saiba Mais

O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com a Facens, inaugurou em 30/04/21 o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens-MCTI.

O objetivo da iniciativa é criar um local para demonstração prática de soluções em IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) em áreas definidas pelo ministério como prioritárias no Plano Nacional de Internet das Coisas, como Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0.

Confira todos os detalhes:

https://blog.facens.br/mcti-facens-e-pts-inauguram-centro-de-referencia-em-iot-e-tecnologias-4-0/  

3 Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial da FAPESP, MCTI e CGI.br 2021

Saiba Mais

No dia 04/04/21 foi divulgado o resultado do edital aberto por iniciativa conjunta da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), com objetivo de instituir Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes.

A Facens, em parceria com empresas e outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, participará de projetos e pesquisas nos Centros de Cidades Inteligentes, Saúde e Indústria 4.0.

Confira todos os detalhes:

https://blog.facens.br/facens-conquista-participacao-em-tres-centros-de-pesquisas-aplicadas-em-inteligencia-artificial/  

5G Smart Campus Facens 2021

Saiba Mais

A Facens junto com Ericsson, Embratel e Claro, com o apoio do seu hub de inovação –  o beOn Claro, anunciam a implantação do maior Campus conectado com a tecnologia 5G do Estado de São Paulo, em Sorocaba, sede da Facens.

Batizado de 5G Smart Campus Facens, a iniciativa permite que empresas, startups e o mundo acadêmico possam conhecer, testar, prototipar e escalar produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede 5G dedicada.

Confira todos os detalhes:

https://blog.facens.br/facens-embratel-claro-e-ericsson-criam-o-maior-campus-conectado-com-5g-de-sao-paulo/ 

1º, 2º e 3º lugar Alunos no 2ndSouth American IEOM Brazil Conference 2021

Saiba Mais

Entre os dias 5 e 8 de abril, aconteceu a Segunda Conferência Internacional Sul-Americana do IEOM (Industrial Engineering and Operations Management).

O evento online era voltado para todo setor de engenharia industrial e a Facens teve grande destaque dentro da programação, nas premiações e reconhecimentos na cerimônia de encerramento com seus alunos e professores participantes.

Confira todos os detalhes:

https://blog.facens.br/facens-e-destaque-em-conferencia-sul-americana-do-ieom/ 

3º Lugar Alunos na Competição Real Life Challenge (Egito) 2021

Saiba Mais

Em abril de 2021, a Universidade Americana do Cairo – AUC promoveu o desafio global Real Life Challenge, organizado por estudantes locais com o apoio do Ministério do Meio-Ambiente do Egito e do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas – UNDP.

Neste ano, o tema da competição foi a construção de cidades e comunidades inteligentes e/ou sustentáveis com ênfase em transformação digital.

A equipe Facens, “batizada” como OKA, em alusão ao termo tupiniquim que significa casa, apresentou o projeto de uma estação combinada de tratamento de lodo e geração de energia, inteligente e conectada para a otimização da coleta e processamento de lixo.

Confira todos os detalhes:

https://blog.facens.br/alunos-da-facens-sao-destaque-no-egito-em-competicao-sobre-cidades-sustentaveis-e-transformacao-digital/   

Parceria Facens, CPFL e NARI 2021

Saiba Mais

O principal objetivo do convênio entre as empresas é promover treinamento e profissionalização de engenheiros elétricos nas competências de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

A parceria consiste na construção de uma subestação de energia elétrica, provida pela CPFL, no campus do Centro Universitário.

Confira todos os detalhes:

https://blog.facens.br/facens-firma-parceria-com-cpfl-e-nari-para-treinamento-profissional-e-academico/ 

IEOM Brasil 2021

Saiba Mais

A IEOM Society International se esforça para ser a principal organização global dedicada ao avanço da engenharia industrial e disciplina de gerenciamento de operações para o aperfeiçoamento da humanidade.

O objetivo central da Sociedade IEOM é promover globalmente o pensamento crítico e sua utilização eficaz no campo da Engenharia Industrial (IE) e Gestão de Operações (OM), fornecendo meios de comunicação e rede entre pessoas diversificadas, especialmente em países emergentes, motivadas por semelhantes interesses.

O principal foco do IEOM é na integração entre instituições de ensino, estudantes e empresas de todo o mundo, possuindo capítulos de estudantes em todos os continentes.

Nesta 2ª Conferência teve a participação de instituições de mais de 50 países com mais de 800 trabalhos submetidos e aproximadamente 500 publicados.

Nossos professores receberam prêmios pela contribuição para o desenvolvimento da Educação, Industria 4.0 e do IEOM.

Na competição de simulação, os alunos utilizaram o software Flexsim para representar, com o máximo de realizada possível, ambientes de produção e serviços.

Confira todos os detalhes: https://blog.facens.br/facens-e-destaque-em-conferencia-sul-americana-do-ieom/

 

Manifesto 5G 2020

Saiba Mais

Em 2020, o Instituto MicroPower, formado por empresários, acadêmicos, governo e sociedade civil, sob a curadoria de Francisco Soeltl, iniciou a pesquisa e desenvolvimento do Manifesto Brasil 5.0, um Guia de Referência que reúne iniciativas de sucesso em diversas áreas, com o propósito de consolidar os fundamentos que transformam o Brasil em protagonista global na transformação digital.

O documento é atualizado a cada três meses, e em agosto, acontecerá o Prêmio Transformação Digital Brasil, que destacará as melhores experiências de diferentes setores.

Todas as iniciativas selecionadas pelo Instituto MicroPower têm potencial de serem implementadas em outros locais e, com isso, ampliar e transformar empresas, pessoas, processos e comunidades.

Babson Collaborative Spotlight Award 2020

Saiba Mais

O Babson Collaborative Spotlight Award é um prêmio anual concedido a uma instituição membro que demonstra excelência e inovação na educação para o empreendedorismo.

O prêmio destaca o compromisso de uma instituição membro em melhorar a educação para o empreendedorismo e a disposição de compartilhar e divulgar as melhores práticas e novas possibilidades.

O prêmio não é para um programa completo relacionado ao empreendedorismo, mas sim para uma inovação específica na educação para o empreendedorismo que está tendo um impacto significativo. Os exemplos incluem um curso inovador, programa co-curricular ou um evento específico.

Os vencedores são julgados pelo impacto, inovação, qualidade e abrangência.

Dia 18/03/2021 a Facens recebeu o prêmio durante o Babson Collaborative Annual Global Summit 2021. A Facens foi premiada com o PROGRAMA Impact, estruturado e oferecido pelo FACE com o apoio do LIS.

O Impact é um curso de 10 dias com o objetivo de despertar a consciência sobre habilidades transversais que compõem a atitude empreendedora. Trata-se de uma iniciativa para que os alunos saibam como identificar e desenvolver tais habilidades, de modo que possam atuar com mais impacto e se destacar como pessoas, profissionais e cidadãos que promovem mudanças positivas em seu entorno.

A jornada de conhecimento foi desenvolvida de modo cadenciado, significando que cada módulo prepara o aluno para o dia seguinte de aprendizado. Os módulos são propositalmente curtos para garantir a retenção de público e provocar os participantes a buscar aprofundamento posteriormente, conforme área de interesse.

A referida jornada aborda megatendências, autoconhecimento, empatia, criatividade, design, propósito, comunicação, relacionamento interpessoal, dentre outros.

O conhecimento é oferecido não somente de forma teórica, mas envolve também exercícios práticos para que os alunos se sintam confortáveis em aplicá-lo.

Prêmio Green Gown Awards 2020

Saiba Mais

O projeto ECOGINC – Empower to Change the Game (Empoderando para Mudar o Jogo), do Centro Universitário Facens, venceu o International Green Gown Awards 2020 na Categoria de Engajamento Estudantil. O International Green Gown Awards contribui para a centralização do debate universitário e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A categoria de Engajamento Estudantil reúne projetos que desenvolvem atividades em que alunos e colaboradores trabalham juntos para alcançar metas usando as abordagens “de cima para baixo” e “de baixo para cima”, para alcançarem o máximo de entendimento e engajamento em uma instituição.

Selo Platinum da Babson Collaborative - 20/02/2020

Saiba Mais

A Babson Collaborative for Entrepreneurship Education é uma organização global de membros institucionais que conecta universidades de todo o mundo que estão construindo e expandindo seus ecossistemas de empreendedorismo. A Babson Collaborative é uma oferta única da The Babson Academy, o fornecedor global de desenvolvimento da educação para o empreendedorismo para instituições e educadores de todos os tipos. A associação fornece acesso às melhores práticas pedagógicas, conhecimento e liderança de pensamento do Babson College, e a uma rede de colegas globais com a mesma opinião de outras instituições membros. Os membros da equipe compartilham a crença de que as instituições que atuam juntas alcançam mais suas metas e missão empreendedora do que cada uma trabalhando sozinha. A organização possui 24 membros de 21 países, e a Facens se tornou a primeira instituição membro colaboradora a alcançar o status Platinum.  

Selo ABMES 2019 - 2020

Saiba Mais

O Selo Instituição Socialmente Responsável está relacionado a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que pretende por meio de uma série de ações, mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social do ensino particular. O Selo é conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e quem o adquire significa que sua Instituição é comprometida e faz a diferença na educação superior e na comunidade onde ela está inserida. 

Prêmio de Inovação de Sorocaba 2019

Saiba Mais
O Prêmio de Inovação de Sorocaba é uma premiação organizada pelo Parque Tecnológico de Sorocaba e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, que premiará ideia inovadoras e que contribuam para o desenvolvimento do Município de Sorocaba. A Edição de 2019 teve como objetivo incentivar a inovação no desenvolvimento de jogos digitais para plataforma móveis (Android/iOS) com enfoque pedagógico, para educação alinhando a aplicação do conhecimento com a prática. Dia 06/11/2019 teve a premiação, onde três primeiros lugares foram conquistados pelos alunos Facens 1º Lugar Heloisa Souza Stevanin, 2º Lugar Milena Vilaça Saavedra, 3º Lugar Alex Sander Santos Alcoléa.

Prêmio Made in Sorocaba Parque Tecnológico de Sorocaba 2019

Saiba Mais
A Facens foi uma das homenageadas no #MadeInSorocaba, evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba, com o objetivo de reconhecer as empresas que nasceram na cidade e hoje ocupam lugar de destaque regional, nacional e internacional. É o caso da Facens, referência no ensino superior que representa Sorocaba em eventos e premiações nacionais e internacionais, destacando-se como uma instituição que serve de inspiração não apenas para seus alunos, mas para toda a região. Na ocasião, foram reconhecidas as 25 empresas nascidas em Sorocaba que mais se destacam no Brasil e no mundo.

Prêmio Inova Cidade 2019

Saiba Mais
O Smart Campus Facens foi vencedor do Prêmio InovaCidade 2019, com o case “Smart Campus Facens”. A cerimonia do prêmio aconteceu em 22 de julho no evento Smart City Business Brazil Congress & Expo no Transamérica Expo Center em São Paulo, que é o mais importante relacionado ao ecossistema das smart cities na América Latina.

Facens no CMCTI Sorocaba 2019

Saiba Mais

A Facens foi convidada a fazer parte do Conselho Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação como Instituição de Ensino, e tem como membros Paulo Carvalho, reitor da Facens, e Ellis Menasce, gerente do IP Facens.

Selo ABMES 2018 - 2019

Saiba Mais

O Smart Campus Facens ganhou em primeiro lugar o Prêmio IoT RFID 2018, na categoria “Melhor da Academia”, pela ABRFID – Associação Brasileira da Indústria de Identificação por Rádio Frequência através do Projeto Smart Campus Facens. O prêmio reconhecia os melhores trabalhos realizados em universidades brasileiras que favoreçam de alguma maneira as empresas que implantam soluções de Internet das Coisas (IoT) e identificação por radiofrequência (RFID). Os vencedores foram escolhidos por um Conselho de Jurados formado por professores e pesquisadores de universidades brasileiras, que se dedicam à geração de conhecimento sobre RFID e IoT em território nacional.

Nota Máxima na Avaliação do MEC 2018

Saiba Mais

A Facens recebeu em 2018 nota máxima no processo de avaliação que leva em consideração o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), a infraestrutura, as condições de trabalho dos professores e colaboradores, a gestão, as políticas de pessoal e as políticas para o ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Selo ABMES 2017 - 2018

Saiba Mais

O Selo Instituição Socialmente Responsável está relacionado a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que pretende por meio de uma série de ações, mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social do ensino particular. O Selo é conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e quem o adquire significa que sua Instituição é comprometida e faz a diferença na educação superior e na comunidade onde ela está inserida.

Prêmio IoT RFID 2018 – ABRFID

Saiba Mais

O Smart Campus Facens ganhou em primeiro lugar o Prêmio IoT RFID 2018, na categoria “Melhor da Academia”, pela ABRFID – Associação Brasileira da Indústria de Identificação por Rádio Frequência através do Projeto Smart Campus Facens. O prêmio reconhecia os melhores trabalhos realizados em universidades brasileiras que favoreçam de alguma maneira as empresas que implantam soluções de Internet das Coisas (IoT) e identificação por radiofrequência (RFID). Os vencedores foram escolhidos por um Conselho de Jurados formado por professores e pesquisadores de universidades brasileiras, que se dedicam à geração de conhecimento sobre RFID e IoT em território nacional.

FabCity Summit 2018

Saiba Mais

Sorocaba tornou-se parte integrante da rede FabCity graças à parceria da Facens com a prefeitura da cidade. O FabCity é um projeto global para desenvolver cidades localmente produtivas e globalmente conectadas. Essa rede já contava com cidades como Barcelona, Paris, Boston, Shenzen e Amsterdam.

Prêmio Automação GS1 2018

Saiba Mais

A Facens teve a honra de receber o Prêmio GS1 na categoria Educação em 2018. Os critérios de premiação foram embasados nas empresas associadas que tiveram sucesso em seus negócios com a utilização do padrão GS1 na automação, rastreabilidade, segurança do alimento, segurança do paciente, visibilidade e sustentabilidade, por meio de identificação única, captura precisa e compartilhamento automático de informações vitais sobre os produtos, localizações e ativos.

Prêmio XII AEA Meio Ambiente 2018

Saiba Mais

O Smart Campus Facens e o LIS, submeteram-se ao prêmio de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva com o projeto EcoGinc, e conquistaram a menção honrosa na categoria responsabilidade social. A EcoGinc é um projeto no qual alunos e colaboradores Facens são voluntários para levar os conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo de maneira lúdica para alunos de escolas da região de Sorocaba. 

Selo Benchmarking de Sustentabilidade 2018

Saiba Mais

O Smart Campus Facens apresentou seu case no “Programa Benchmarking – Os Legítimos da Sustentabilidade”, sendo reconhecido entre os 15 melhores projetos do Brasil com boas práticas nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. No Ranking Nacional o Smart Campus Facens conquistou o 7º Lugar, trazendo para a Facens um troféu e um Selo de Certificação de Sustentabilidade em Pesquisas Cientificas e Desenvolvimento de novos Produtos.

Prêmio Babson Collaborative 2018

Saiba Mais

A Facens conquistou o Prêmio Babson Collaborative 2018 como “Universidade do Ano”, por ter alcançado a maior pontuação no ranking de empreendedorismo da rede global de instituições de ensino superior, criada pela Babson College, que fomenta a educação empreendedora. A Facens participou com os projetos do FACE (Facens Centro de Empreendedorismo) e superou outras 34 instituições de países como Canadá, Coréia do Sul, México, Japão e Finlândia, que fazem parte da rede Babson Collaborative.

Prêmio IDTechEx Europa 2018

Saiba Mais

O Smart Campus Facens recebeu o prêmio IDTechEx Europa 2018 na categoria “Melhor Desenvolvimento de Tecnologia IoT”. A premiação aconteceu em cerimônia realizada durante o IDTechEx Show, em Berlim (Alemanha), e reconheceu o campus da Facens como um laboratório vivo de cidades inteligentes e de IoT (Internet das Coisas), que busca solucionar problemas reais conectando a comunidade acadêmica, mercado e sociedade por meio de soluções que tornam as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. 

Nota Máxima na Avaliação do MEC 2018

Saiba Mais

A Facens recebeu em 2018 nota máxima no processo de avaliação que leva em consideração o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), a infraestrutura, as condições de trabalho dos professores e colaboradores, a gestão, as políticas de pessoal e as políticas para o ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Prêmio Sorocaba de Inovação 2017

Saiba Mais

A Facens conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sorocaba de Inovação, criado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba para reconhecer esforços, produtos, processos, modelos de negócios, iniciativas e serviços inovadores que contribuam para o desenvolvimento e a consolidação da cidade como um dos polos de inovação no Brasil, atraindo parcerias e investimentos.  

Prêmio Smart Cities UK 2017

Saiba Mais

O Smart Campus Facens foi o destaque na categoria Educação da conferência Smart Cities UK 2017.

Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 2016

Saiba Mais

A Facens recebeu o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 2016 com o Smart Campus da Facens. A premissa proposta pelo prêmio era ter uma proposta de contribuição para o cumprimento da responsabilidade social das instituições, para a melhoria da qualidade do ensino que oferecem e para a formação do cidadão e do profissional. Além disso, deve ter um efeito multiplicador, para se tornarem referências para outras instituições.