Enfermagem

A combinação entre prática clínica embasada em evidências, liderança na gestão do processo de cuidar para uma atuação de mais humana e centrada no paciente.

Informações gerais

O curso de Bacharelado em Enfermagem da Facens tem o objetivo de formar enfermeiros generalistas, críticos e reflexivos, com múltiplas competências para atuar nos diferentes contextos dos processos de cuidar e gerir, colocando em prática um saber-fazer técnico-científico, legal, ético e humanizado.

Pretender formar profissionais capazes de utilizar e produzir pesquisa, além de desenvolver programações educativas, considerando tanto a educação à saúde como o aprimoramento profissional da Enfermagem.

Considerando a trajetória da Facens em Inovação e Tecnologia, o curso de Enfermagem, em conjunto com os demais cursos da Área de Saúde, foi desenvolvido com uma matriz curricular inovadora, que incorpora tecnologia educacional e infraestrutura de ponta, incluindo um eixo de formação em Tecnologia e Inovação Aplicada à Saúde que trará um diferencial significativo para formar enfermeiros alinhados com o que há de mais novo na área em todos os níveis de atenção a saúde, desenvolvendo habilidades empreendedoras para se tornarem capazes de propor novas soluções para os problemas de saúde da população.

Perfil Profissional

O Enfermeiro formado pela Facens terá um perfil de atuação integral, visando ampliar o sentido e o âmbito da formação, incluindo:

▪ Capacidade de produzir esquemas de pensamento pautados em conteúdos factuais, ético-legais e conceituais. Inclui a capacidade para compreender as situações de trabalho, identificando seus componentes e repercussões, inclusive no desempenho profissional;

▪ Domínio técnico-científico necessário ao desenvolvimento de iniciativas assistenciais fundamentadas na ciência e voltadas à qualificação e humanização;

▪ Desempenho clínico-assistencial sustentado em evidências, incluindo a prestação de cuidados diretos, a sistematização e coordenação do processo de cuidar desenvolvido em equipe na atenção a diferentes sujeitos e grupos, considerando os distintos níveis de atenção à saúde;

▪ Desenvolvimento de iniciativas de educação à saúde voltadas à criação de dispositivos de apoio à aprendizagem do melhor cuidado possível, incluindo a autorregulação de comportamentos em saúde;

▪ Atuação administrativa mobilizada para gerir o grupo, trabalhar em equipe e resolver problemas inerentes à prática, incluindo a elaboração de projetos de aprimoramento setorial a partir da identificação de demandas e possibilidades institucionais de qualificação do trabalho;

▪ Capacidade para desenvolver recursos humanos na Enfermagem, investindo em metodologias ativas, assim como na promoção de iniciativas empreendedoras no âmbito da formação em saúde;

▪ Atitude para expressar posicionamento ético face aos dilemas profissionais;

▪ Responsabilidade por si mesmo, estabelecendo o seu próprio balanço de competências e seu programa de crescimento pessoal e profissional.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de OITO semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente.

*A grade disponível está sujeita a alterações.

Campo de Atuação

A (o) enfermeira (o) tem como competência específica atuar no cuidado de Enfermagem, na coordenação dos processos de cuidar e no gerenciamento das dinâmicas de trabalho desenvolvidas pela equipe de enfermagem em diferentes cenários de práticas, públicos e privados, tais como estabelecimentos de saúde, domicílios, escolas, creches, empresas, comunidades, dentre outros, a partir de processos de trabalho também ampliados (atenção à família, vigilância sanitária, hospital dia, acolhimento, internação domiciliar, dentre outros).

Compete ainda a esse profissional ensinar, pesquisar e participar de programas e projetos institucionais e comunitários, dentre outros, com conhecimento e respeito aos princípios éticos legais, assim como às diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Laboratórios
Laboratório Morfofuncional
É o laboratório onde se aprende a estrutura e função do corpo humano utilizando diferentes tecnologias, como modelos de resina, softwares dedissecção virtual e anatomia tridimensional em telas e tablets, microscópios virtuais, exames de imagem de pacientes reais, pintura e projeção corporal em modelo vivos. O esnino da Anatomia macro e microscípica e da fisiologia é feito de maneira integrada por órgãos e sistemas, reforçando a aplicabilidade prática do conhecimento para cada profissão da saúde. 

Enfermaria Simulada
É um laboratório que simula uma enfermaria hospitalar, com manequins simuladores de pacientes, onde os profissionais de saúde podem praticar atividades do cotidiano profissional em um ambiente seguro para que cheguem mais preparados para as práticas com pacientes na clínica escola e nos hospitais e serviços de saúde parceiros da Facens. Também permite a prática com pacientes atores, para desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento entre profissional e seu paciente. Todos os ambientes são filmados e podem ser assistidos por professores e alunos para aprimorar a prática.

Sala de simulação avançada
É um laboratório de simulação com manequim de alta fidelidade, que apresenta reações semelhantes à do corpo humano e permite executar procedimentos avançados para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais de saúde. A sala é equipada com espelhos unidirecionais que permitem observação externa sem interferir nos cenários e práticas que estão sendo realizados pelos estudantes. Conta também com sistema de áudio e vídeo que permite registrar as práticas e assisti-las subsequentemente para incrementar o aprendizado.

Laboratórios Multidisciplinares
São laboratórios para o aprendizado de Ciências Básicas e Biomédicas como Bioquímica, Histologia, Microbiologia, Análises Clínicas, contando com diferentes equipamentos para práticas destas áreas de conhecimento.

Sobre o coordenador do curso

Profa. Dra. Ariadne Fonseca da Silva

Possui Graduação em Enfermagem pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1986), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Diretora Científica do Boletim da Rede de Hospitais São Camilo e Coordenadora de Publicações e do Centro de Simulação da Rede de Hospitais São Camilo – São Paulo. Professora convidada da disciplina Simulação Realística como Metodologia de Ensino para a Prática de Enfermagem do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da USP Ribeirão Preto. Foi Presidente da ABEn-SP gestão 2013 – 2016, Foi Tesoureira da Associação Brasileira de Simulação Realística (ABRASSIM) gestão 2010 a 2017.

Tipo de Formação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade Presencial

Com Desconto*:
R$1340,00

Integral:
R$1398,00

*Desconto Pontualidade

Duração

08 semestres

Vagas

50 vagas matutino
50 vagas noturno 

Reconhecimento

Curso autorizado pela Portaria nº. 801 de 04/08/2021

DOU nº 148, Seção 1, pág 52, de 06/08/2021.

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