Odontologia

Cuidando da saúde bucal para promover melhor saúde sistêmica, em todos os níveis de atenção à saúde.

Informações gerais

O objetivo do curso de Odontologia da Facens é formar cirurgiões- dentistas generalistas, com um ensino pautado no aperfeiçoamento técnico e cientifico, aliado ao desenvolvimento da responsabilidade social do aluno como transformador de realidades individuais e coletivas de forma ética e humanística.

Neste contexto, o curso de Odontologia foi pensado a partir de um desenvolvimento gradual em complexidade de competências e habilidades durante os semestres, garantindo a formação profissional técnico-cientifica e pratica de alta qualidade.

Considerando a trajetória da Facens em Inovação e Tecnologia, o curso de Odontologia, em conjunto com os demais cursos da Área de Saúde, foi desenvolvido com uma matriz curricular inovadora, que incorpora tecnologia educacional e infraestrutura de ponta, incluindo um eixo de formação em Tecnologia e Inovação Aplicada à Saúde que trará um diferencial significativo para formar cirurgiões-dentistas alinhados com o que há de mais novo na área de Odontologia em todos os níveis de atenção a saúde, desenvolvendo habilidades empreendedoras para se tornarem capazes de propor novas soluções para os problemas de saúde bucal da população.

Perfil Profissional

O perfil do cirurgião-dentista formado pela Facens leva em consideração as peculiaridades do mercado de trabalho regional e as tendências mundiais da Odontologia, buscando formar um profissional capaz de atuar em todos os níveis da atenção a saúde bucal, desde a promoção da saúde e prevenção, ate a reabilitação da saúde bucal, a estética e os serviços especializados, com sólido embasamento técnico-científico, visão humana, ética e responsável da profissão, colaborando em equipes multidisciplinares e multiprofissionais, capaz de aplicar novas tecnologias em sua área e colaborar no seu desenvolvimento, com visão proativa e empreendedora, preparado para os desafios da saúde brasileira e global, capaz de se tornar um agente transformador da sociedade.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de DEZ semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente.

*A grade disponível está sujeita a alterações.

Campo de Atuação

Cada vez mais pesquisas demonstram a correlação entre a saúde bucal e a saúde sistêmica, aumentando a contribuição do cirurgião-dentista para a manutenção da saúde geral dos indivíduos.

O campo para o exercício profissional do Cirurgião-dentista e amplo e em constante crescimento. Contempla os diversos níveis da atenção a saúde, desde a promoção da saúde e prevenção, ate a reabilitação da saúde bucal, com importantes oportunidades nos serviços de saúde publica, tanto na assistência quanto na gestão. Outro importante mercado de trabalho na Odontologia são os serviços privados nos quais o cirurgião-dentista pode atuar em clinicas e consultórios, além de empreender em novos negócios, trabalhar por meio de convênios e cooperativas, escolas e universidades, no ensino e na pesquisa; empresas, sindicatos; planos de saúde, hospitais; spas relacionados a estética, home care (assistência domiciliar) e em organizações não governamentais (ONG’s).

Laboratórios

Laboratório Morfofuncional
É o laboratório onde se aprende a estrutura e função do corpo humano utilizando diferentes tecnologias, como modelos de resina, softwares de dissecção virtual e anatomia tridimensional em telas e tabletes, microscópios virtuais, exames de imagem de pacientes reais, pintura e projeção corporal em modelo vivos. O ensino da Anatomia macro e microscópica e da fisiologia é feito de maneira integrada por órgãos e sistemas, reforçando a aplicabilidade prática do conhecimento para cada profissão da saúde.

Laboratório Pré-Clínico de Odontologia
É o laboratório onde são realizadas as práticas dos procedimentos odontológicos em modelos simulados. Utiliza os mesmos equipamentos que o cirurgião-dentista usa no seu dia-a-dia profissional e permite aprimorar as habilidades dos estudantes antes que atendam seus primeiros pacientes na clínica-escola.

Laboratórios Multidisciplinares
São laboratórios para o aprendizado de Ciências Básicas e Biomédicas como Bioquímica, Histologia, Microbiologia, Materiais Dentários, contando com diferentes equipamentos para práticas destas áreas de conhecimento.

Sala de simulação avançada
É um laboratório de simulação com manequim de alta fidelidade, que apresenta reações semelhantes à do corpo humano e permite executar procedimentos avançados para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais de saúde. A sala é equipada com espelhos unidirecionais que permitem observação externa sem interferir nos cenários e práticas que estão sendo realizados pelos estudantes. Conta também com sistema de áudio e vídeo que permite registrar as práticas e assisti-las subsequentemente para incrementar o aprendizado.

Enfermaria Simulada
É um laboratório que simula uma enfermaria hospitalar, com manequins simuladores de pacientes, onde os profissionais de saúde podem praticar atividades do cotidiano profissional em um ambiente seguro para que cheguem mais preparados para as práticas com pacientes na clínica escola e nos hospitais e serviços de saúde parceiros da Facens. Também permite a prática com pacientes atores, para desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento entre profissional e seu paciente. Todos os ambientes são filmados e podem ser assistidos por professores e alunos para aprimorar a prática. Será utilizado para a área de Odontologia Hospitalar.

Sobre o coordenador do curso

Profa. Dra. Elaine Cristina Escobar

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1995), Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutora em Odontologia (Periodontia) pela Universidade de São Paulo (2004), possui MBA em Serviços de Saúde (2014) e Atualização em Marketing de Serviços pela Faculdade Getúlio Vargas (2007). Docente de cursos de Graduação e Pós-

graduação desde 1998 com atuação clínica desde 1995. Foi coordenadora do curso de Odontologia da FMU.

Tipo de Formação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade Presencial

Com Desconto*:
R$2389,00

Integral:
R$2492,00

*Desconto Pontualidade

Duração

10 semestres

Vagas

50 vagas matutino
50 vagas noturno 

Reconhecimento

Curso autorizado pela Portaria nº. 1.076 de 24/09/2021

DOU nº 183, Seção 1, pág 66, de 27/09/2021.

Você está preparado?