Psicologia

Na interface entre ciência e humanidades, formando profissionais especializados na mente e comportamento humanos que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Informações gerais

O objetivo do curso de Psicologia da Facens é formar psicólogos generalistas, reflexivos e críticos, com base em princípios éticos, no respeito aos direitos humanos e com responsabilidade social, e que demonstrem, o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida.

Considerando a trajetória da Facens em Inovação e Tecnologia, o curso de Psicologia, em conjunto com os demais cursos da Área de Saúde, foi desenvolvido com uma matriz curricular inovadora, que incorpora tecnologia educacional e infraestrutura de ponta, incluindo um eixo de formação em Tecnologia e Inovação Aplicada à Saúde que trará um diferencial significativo para formar psicólogos alinhados com o que há de mais novo na área, desenvolvendo habilidades empreendedoras para se tornarem capazes de propor novas soluções para seus desafios profissionais.

Perfil Profissional

O perfil do Psicólogo formado pela Facens é de um profissional apto a atuar de forma fundamentada, inovadora e ética: no âmbito da saúde mental; na esfera individual e coletiva, reconhecendo no grupo e na comunidade contextos e

sujeitos de práticas específicos; em novos e emergentes cenários de prática, constituindo e diversificando as ações de maneira a preparar, modelar e exercitar a transferência; na construção de programações educativo assistenciais abertas à história e ao projeto pessoal do indivíduo; em dinâmicas administrativas e educacionais, no desenvolvimento de projetos inovadores, incluindo a utilização de novas tecnologias, assim como na utilização e desenvolvimento de conhecimentos epistemológicos na área.

Deve ser um profissional capaz de assumir integralmente suas responsabilidades e de atuar de forma qualificada em equipes multi e interprofissionais, de fundamentar sua prática em evidências científicas e de articular a produção de conhecimentos à sua atuação profissional. Pretende-se que esse profissional esteja atento, em sua prática, às necessidades locais e regionais, reconheça a necessidade imprescindível de formação continuada e de constante aprimoramento, na busca de padrões de excelência, e tenha postura inovadora e criativa em resposta a novas demandas e às transformações sociais.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de DEZ semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente.

*A grade disponível está sujeita a alterações.

Campo de Atuação

O campo de trabalho da Psicologia é um dos mais variados e a carreira está entre aquelas com maior perspectiva de crescimento nas próximas décadas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Muitos psicólogos trabalham cuidando da saúde mental das pessoas, avaliando o comportamento e bem-estar. Também trabalham com testes, como os de inteligência e personalidade, mas a profissão não se limita a avaliações e atendimentos relacionados à saúde mental.

Os psicólogos trabalham também na educação, avaliando e dando suporte a alunos com dificuldades de aprendizagem. A ciência psicológica ajuda os educadores a compreender como as crianças e adultos pensam, processam e memorizam – ajudando a desenvolver métodos de ensino mais eficazes.

Um grande campo é a psicologia no suporte às instituições e na gestão e desenvolvimento de recursos humanos, promovendo ambientes de trabalho produtivos e saudáveis.

Os psicólogos conduzem pesquisas básicas e aplicadas, atuam como consultores para comunidades e organizações, diagnosticam e tratam pessoas e ensinam futuros psicólogos e aqueles que seguirão outras disciplinas. Atuam no ambiente jurídico, educacional, empresarial, acadêmico, tanto público quanto privado e no terceiro setor.

Laboratórios

Laboratório Morfofuncional
É o laboratório onde se aprende a estrutura e função do corpo humano utilizando diferentes tecnologias, como modelos de resina, softwares de dissecção virtual e anatomia tridimensional em telas e tabletes, microscópios virtuais, exames de imagem de pacientes reais, pintura e projeção corporal em modelo vivos. O ensino da Anatomia macro e microscópica e da fisiologia é feito de maneira integrada por órgãos e sistemas, reforçando a aplicabilidade prática do conhecimento para cada profissão da saúde.

Laboratórios Multidisciplinares
São laboratórios para o aprendizado de Ciências Básicas e Biomédicas, contando com diferentes equipamentos para práticas destas áreas de conhecimento.

Sala de simulação avançada e sala-espelho
É um laboratório de simulação que permite observação da atuação prática dos estudantes sem interferência direta, utilizando prática com atores ou entre pares para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais de saúde. A sala é equipada com espelhos unidirecionais que permitem observação externa sem interferir na prática que está sendo realizados pelos estudantes. Conta também com sistema de áudio e vídeo que permite registrar as práticas e assisti-las subsequentemente para incrementar o aprendizado.

Enfermaria Simulada
É um laboratório que simula uma enfermaria hospitalar, com manequins simuladores de pacientes, onde os profissionais de saúde podem praticar atividades do cotidiano profissional em um ambiente seguro para que cheguem mais preparados para as práticas com pacientes na clínica-escola e nos hospitais e serviços de saúde parceiros da Facens. Também permite a prática com pacientes atores, para desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento entre profissional e seu paciente. Todos os ambientes são filmados e podem ser assistidos por professores e alunos para aprimorar a prática.

Sobre o coordenador do curso

Profa. Dra. Ione Aparecida Xavier

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário FMU (1985), Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (1995) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (2000). Foi docente em cursos

de Graduação em Psicologia e supervisora de estágios e coordenadora de Clínica-Escola. Atua na gestão do CRP – Conselho Regional de Psicologia de Sorocaba desde 2011 nas comissões de fiscalização, ética, educação e pessoa com deficiência. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica, educacional e social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, psicodiagnóstico infantil, núcleo não violência, violência doméstica, psicoterapia breve familiar e psicanálise e acompanhamento o terapêutico.

Tipo de Formação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade Presencial

Com Desconto*:
R$1530,00

Integral:

R$1598,00

*Desconto Pontualidade

Duração

10 semestres

Vagas

50 vagas matutino 
50 vagas noturno 

Reconhecimento

Curso autorizado pela Portaria nº. 1.110 de 01/10/2021

DOU nº 188, Seção 1, pág 214, de 04/10/2021.

Você está preparado?