Inovação

Liquid Galaxy

O Liquid Galaxy LAB – Facens é um laboratório de pesquisa e inovação em tecnologias de representação de dados geoespaciais e análise da qualidade em uso em sistemas web e mobile, que nasceu do interesse dos alunos de Computação para aprender, colaborar e trabalhar com as tecnologias da Google. 

Liderado pelo Dr. Marc González Capdevila, o grupo conta com mais de 10 colaboradores em ativo, desenvolvendo projetos tecnológicos, educacionais e de transferência tecnológica. Além disso, o grupo conta com certificações nas áreas de educação e desenvolvimento web e mobile. 

As linhas de pesquisa que o grupo se dedica atualmente são: 

  • Desenho de sistemas TIC na visualização de imagens por satélites.
  • Estudo da UX para novos paradigmas de interação.
  • Análise de sistemas de usabilidade para interações com Large Screen Systems.
  • Reconhecimento de imagens em estruturas cloud.

Contato

Coordenador: Dr. Marc Gonzalez Capdevila
E-mail: marc.capdevila@facens.br
liquidgalaxy@gmail.com

O Liquid Galaxy é um projeto de código aberto fundado pelo Google em 2008. Começou como um visualizador panorâmico de vários monitores do Google Earth, mas evoluiu para se tornar uma ferramenta geral de visualização de dados para operações, marketing e pesquisa capaz de oferecer a possibilidade de visualizar imagens e vídeos panorâmicos, desenvolver passeios interativos e exibir dados GIS graficamente.

    Os Liquid Galaxies são usados regularmente para mostrar as tecnologias geoespaciais do Google e para promover sua imagem em feiras e exibições.

    Universidades como Auburn University, University of North Carolina em Chapel Hill, Westfield State University, Universidade de Lleida e University of Western Sydney também usam Liquid Galaxies, assim como a Facens.

      Durante os últimos anos a Facens participou ativamente do desenvolvimento de vários sistemas baseados em tecnologias GIS, no qual ganhou prestigiosas bolsas de estudos para 5 alunos no Google Summer of Code (2019 e 2020), e colabora com universidades de mais de 10 países diferentes.