Baixe o app da Facens no seu Android.

Baixe o app da Facens no seu iPhone.

Já vai embora?

Foi bom ter você por aqui!

Se quiser ficar por dentro das novidades que rolam por aqui, é só enviar um e-mail para facens@facens.br, que enviaremos sempre que tivermos uma notícia interessante.

Não perca a chance de ingressar uma instituição com nota máxima no MEC!

A Loja solidária é um espaço da Facens voltado para promover o consumo consciente, trazendo à pauta questionamentos das nossas ações enquanto consumidores, para que possamos refletir sobre consumo e degradação do meio ambiente, no desmatamento, poluição dos rios e mares, ou até mesmo financiamento de indústrias que se utilizam de trabalho análogo ao trabalho escravo ou trabalho infantil como sua mão de obra.

Logo, a Loja recebe itens como roupas, sapatos e acessórios, em ótimo estado, em troca de FacensCoins, e coloca esses itens recebidos à venda. Cada item entregue será convertido em pontos que serão contabilizados e utilizados para adquirir outras peças.

Para que se possa usufruir da Loja, um pré-requisito é ter entregue itens e recebido pontuação por eles, pois neste espaço não há transações monetárias, somente FacensCoins, que são adquiridas na doação de itens para a Loja.

O prazo para o crédito de FacensCoins a partir da entrega de itens é de até 7 dias úteis. Horário de funcionamento: segunda a sexta, entre 10h e 13h e entre 18h e 21h.

Consumo Consciente: 

Quando se pensa em consumo consciente estamos pensando justamente em toda a cadeia produtiva de tudo aquilo que consumimos e em como isso impacta no meio ambiente e, categoricamente, em nossas vidas.  

Existem algumas perguntas simples que devemos fazer antes de adquirir qualquer produto, como por exemplo: "Eu preciso mesmo disso?", "Eu realmente vou usar isto", "De que forma a produção deste item está impactando o meio ambiente?". 

De maneiras diversas as cadeias produtivas causam impactos em nosso planeta, iniciando na extração da matéria prima - quando precisamos sempre pesquisar se as empresas que estamos consumindo não estão ocasionando queimadas, desmatamento, utilizando trabalho infantil e/ou escravo entre outros - até o momento do descarte - quando é importante refletir sobre onde será destinado aquele produto quando ele não me for mais útil. Entrementes, os processos intermediários como logística e distribuição também merecem a nossa atenção. 

Economia circular: 

A economia circular pensa em um modelo ideal de produção não linear onde nada se perde no meio do processo. Desde a coleta da matéria, produção até o descarte do produto tudo é reaproveitado para realimentar a cadeia exatamente como ocorre na natureza. O descarte de uma indústria se torna insumo de outra e desta maneira o processo produtivo consegue se manter de maneira sustentável.